Ideal

     ORIGEM - O Ideal é originário da Austrália, onde é também conhecido pelo nome de Polwarth. Desde algum tempo já eram conhecidos e muito apreciados os cruzamentos alternativos entre Merinos, Lincoln e Leicester. Com a finalidade de obterem um ovino que mantivesse sempre 3/4 de sangue Merino, com as aptidões desejadas, um grupo de ovinocultores australianos decidiu fixar pela seleção e consangüinidade o tipo desejado, utilizando o seguinte cruzamento entre Merino e Lincoln, ambos puros de pedigree.  

     ASPECTO GERAL - O Ideal é uma raça orientada mais no sentido da produção de lã, portanto com mais ênfase para os caracteres laneiros; o seu equilíbrio zootécnico é orientado 70% para a produção de lã e 30% para a carne. É um ovino de porte médio, bem constituído, denotando vivacidade e vigor, ostentando um velo volumoso. A sua conformação é bem equilibrada e denota bem suas aptidões de rusticidade e produção de lã fina.

Romney Marsh

     ORIGEM - Raça de origem Inglesa, também conhecida pelo nome de Kent, condado onde foi criada desde a antiguidade sem infusão de sangue estranho. Os antecessores desta raça já eram criados na época das Cruzadas, vivendo sempre isolados das demais raças inglesas, tendo havido apenas uma tentativa de melhorá-lo com a introdução de sangue Leicester, cujo resultado não agradou, sendo o procedimento logo abandonado.
     Há dois séculos passados os ovinos desta raça eram animais  grandes, de inferior qualidade, tinham a cabeça grande, pescoço fino e comprido, membros longos e finos, velo escasso e lã muito grosseira.
     O melhoramento da raça foi um processo demorado, onde foi empregado sistematicamente o método de seleção visando a obtenção de um ovino para carne, descuidando da produção de lã. Levado para a Nova Zelândia o Romney foi orientado para o duplo propósito, melhorando a sua aptidão laneira, resultando na formação de uma raça produtora de carne 60% e lã grossa e longa 40%, Na formação do Romney Marsh, além do método de seleção foi também usada consangüinidade.
     Em 1897 foi criado o primeiro registro genealógico da raça "Kent or Romney Marsh Sheep Breder Association", entretanto documentos antiguíssimos mantidos na Biblioteca da Catedral de Canterbury fazem referência a rebanhos existentes no ano de 1275 no "Priorato de Christchurch".





Ovinos Ideal

  
 
www.estanciaibicuy.com.br
© 2009
All Rights Reserved